Visualizações deste Blogue:

domingo, 19 de dezembro de 2010

Reflexão para a Noite de Natal



Reflexão
 
Ao acompanhar a minha filha de 10 anos que participava da festa de preparação para o Natal, dos alunos da Catequese deste ano, que teve lugar na Paróquia de Eiras em Coimbra, ouvi a narração de uma história que, apesar de muito simples, carregava consigo um significado muitíssimo interessante.

Em primeiro lugar quero pedir desculpas por estar a utilizar esta imagem e este texto e não me recordar do nome do seu autor.

A história descreve a preocupação de uma mãe com sua filha diante da realidade, nua e crua da vida, que inevitavelmente a mesma teria um dia de enfrentar e que dizia mais ou menos assim:

Para auxiliá-la na tarefa de esclarecer a filha a mãe recolhe uma cenoura, um ovo e alguns grãos de café e pede a filha para que preparasse uma panela com água e a pusesse ao lume. Logo após a água começar a ferver a mãe diz a filha para introduzir todos os ingredientes de uma só vez na panela para cozer. Após constatar que estava tudo bem cozido, solicita-a que retire a panela do fogo e que analise quais as transformações ocorridas com cada elemento que lá estavam. Então a filha, após uma breve análise, repara que a cenoura que antes era rija agora estava macia, o ovo que antes necessitava de sua casca agora poderia dispensá-la e que os grãos de café que antes eram quase incipientes agora exalavam o seu agradável aroma pelo ar.

Então a mãe passou a explicar que assim como cada um daqueles elementos da natureza, também nós seres humanos sofremos transformações profundas e importantíssimas ao longo das nossas vidas. Podemos passar de duros a extremamente moles diante das adversidades. Podemos nos libertar da casca que nos protege mas corremos o risco de nos transformar em pessoas extremamente duras e arrogantes para com os nossos semelhantes. Ou podemos simplesmente crescer e envolver os nossos irmãos e amigos com o perfume que só com a simplicidade, o respeito, a caridade e o amor podem exalar.  

No fundo este texto nos questiona em que tipo de seres humanos desejamos nos transformar.

Um Santo e Feliz Natal para todos!

Boa reflexão e até já!

Albino Moura

Sem comentários: